23
jan

Arquitetura BH

Um breve resumo do que foi e é a Arquitetura BH.

A arquitetura da cidade de Belo Horizonte-MG é uma mistura de estilos, marcados pela influência do Art Decó, como um dos maiores destaques das edificações da época da construção do município em suas ruas traçadas pelo projeto de Aarão Reis. Edifícios históricos como o Acaiaca inaugurado em 1943, é um dos exemplos desta influência art decó em seus 29 andares que dão o toque do que chamamos aqui de Arquitetura BH.

arquitetura bh

Edifício Acaiaca – Centro Belo Horizonte
Estilo Art Decó

Outros edifícios espalhados pela cidade levam esta característica histórica, como casas, prédios ou edificações públicas e podem ser notados principalmente na região do hiper centro da capital com destaque para a Praça Raul Soares, com edifícios ecléticos, mas com forte influência do art decó em questão.

Ainda nesta época, vimos a forte tendência do estilo eclético com elementos neo clássicos como é o caso do museu Mineiro, Tribunal de Justiça, Automóvel Clube, dentre outros.

A tradicional Praça da Liberdade com estilos arquitetônicos dos mais variados em seu entorno teve seu início ainda antes, em 1985, para abrigar a sede do governo do Estado com o Palácio do Governo e as Secretarias de Estado, também em estilo eclético com influência neoclássica.

Outros estilos formam ainda a Arquitetura BH, como o neo gótico, presente no Centro de Cultura Belo Horizonte, inspirada no gótico tardio português, e a Catedral da Boa Viagem, outra edificação com características neo góticas.

Chamamos de Arquitetura BH por se tratar de uma mistura de estilos que foram sendo inseridos no contexto urbano da nova capital mineira principalmente nos anos 40.

Dentre eles a arquitetura moderna, presente nas curvas de Oscar Niemeyer na Igreja São Francisco de Assis na Pampulha, a Casa do Baile e Iate Clube e os jardins de Burle Marx. Este mesmo estilo pode ser visto em outras construções da época como casas e prédios públicos.

arquitetura bh casa do baile

Com o passar do tempo, novas influências marcaram o que chamamos aqui de Arquitetura BH, e outros estilos foram sendo acrescentados ao visual da cidade e compõe o que ela é hoje, uma mistura de estilos e muito charme em suas formas.